terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Psicologia

Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que um organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.

Paralela à psicologia científica aqui tratada existe também uma psicologia do senso comum ou quotidiana, que é o sistema de convicções transmitido culturalmente que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. A psicologia usa em parte o mesmo vocabulário, que adquire assim significados diversos de acordo com o contexto em que é usado. Assim, termos como "personalidade" ou "depressão" têm significados diferentes na linguagem psicológica e na linguagem quotidiana. A própria palavra "psicologia" é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo de psicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com a psicanálise ou mesmo a análise do comportamento.

O termo parapsicologia, ligado ao vocábulo paranormal, não se refere a um conceito ou a uma disciplina da Psicologia; trata-se de um campo de estudo não reconhecido pela comunidade científica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia#Defini.C3.A7.C3.A3o

10 comentários:

  1. VALEU NOSSO BLOG TÁ LINDO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Somar exelentes conteúdos para ajudar pessoas, acrescentar conhecimento, encaminhar para a melhoria comum; objetivamos ajudar vidas,levar individuos a pensar, crescer

    ResponderExcluir
  3. O BLOG FICOU MUITO BOM!!!
    ME SINTO HONRADA EM PARTICIPAR DESTA EQUIPE DE PENSADORES!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!
    Como sou leiga tudo é novidade... Mas achei interessante... Hoje aprendi alguma coisa!! =)
    Estão de Parabens!!

    ResponderExcluir
  5. a psicologia do senso comum , mais popularmente conhecida como psicologia do quotidiano, vem se tornado tão importante quanto a chamada psicologia cientifica, pois dela emana todo o atual comportamento humano , cabendo a nós cientista da área compreender e aceita o valor dessa psicologia, pois entendo eu que ela vem contribuindo com uma fatia significativa na crescente evolução psicológica moderna. e essa união indissolúvel acarretará em uma fabulosa conquista da psicologia atual, contudo essas duas distintas psicologia só poderão andar se forem de mãos dadas.

    ResponderExcluir
  6. o individuo,único e principal foco da psicologia, seu comportamento, seu modo de agir, e pensar suas frustrações,suas derrotas e conquistas quão interessante é esse ser . Que chamamos de homem. será que algum dia bastante longe conseguiremos desvendar essa criatura tão complexa e maravilhosa, sinceramente espero do fundo da minha alma de iniciante de psicologia que não.

    ResponderExcluir
  7. E com alegria de completar com êxito, uma certa etapa da vida.
    No entanto, e principalmente atráves delas que expressamos o amor, pedimos ajuda, discordamos de algo.
    E sobre tudo atráves do nosso trabalho construíremos a rede de relações à nossa volta.

    ResponderExcluir
  8. SOB A DIREÇÃO DE UM FORTE GENERAL, NÃO HAVERÁ JAMAIS SOLDADOS FRACOS. (Sócrates)

    ResponderExcluir
  9. O medo é aprendido. Porque o índio é destemido? porque sua sociedade trabalhou issso nele desde pequeno, acostumando-o com a sua floresta, os animais e as outras tribos.
    Ninguém ouviu falar de índio com medo por causa dessa cultura.
    A criança não nasce com medo, e se ela o aprendeu, pode desaprendê-lo.É uma questaõ de treinamento.
    A primeira experiência de modificação e viver sem medo.

    ResponderExcluir