A comunicação é de total
importância, sendo ela falada, escrita ou através de qualquer sinal, uma
ferramenta fundamental para o relacionamento com o mundo externo e “interno”.
Com a comunicação conseguimos alcançar objetivos durante toda a nossa
existência, a exemplo do código local que em alguns momentos da vida não é
possível dominar. Assim como Viktor, principal personagem do filme,
inicialmente não conseguiu se comunicar de forma precisa, onde se tornou
necessário desenvolver amizade com os funcionários do aeroporto, os quais o
ajudaram em questões como alimentação, quando também em alguns momentos foi
possível perceber sua deficiência na pronúncia do código local, dificultando
sua comunicação com os demais, como na cena onde Viktor diz: “esganar” ao invés
de “enganar”.
O diretor do aeroporto após
verbalizar o que de fato estava acontecendo na Krakozhia, não obtendo sucesso,
utilizou-se de uma linguagem mista, batendo com a maçã no saco de batatas
fritas, ao mesmo tempo em que explicava com gestos e expressões que a Krakozhia
estava em uma guerra política e que não era mais reconhecida como um país. Para
Viktor foi realmente muito difícil lidar com aquela situação, porém muita coisa
que não estava literalmente verbalizada, linguagem mista, o ajudou, como a
sinalização do piso molhado, a placa indicando o banheiro masculino, o
fardamento da aeromoça.
Uma das cenas marcantes do filme é
quando o personagem Enrique Cruz, responsável pelo transporte da comida, pede
que Viktor leve mensagens, declarações para Torres, a oficial que ficava encarregada
dos carimbos que validavam os formulários, a fim de conquistar o amor da mesma.
O legal é que com poucos recursos a mensagem chega ao receptor, o que traz um
excelente resultado que é o casamento.
“Quem conta um conto aumenta um
ponto”, um ditado que define muito bem algo que é comum no nosso dia-a-dia, a
famosa rádio peão, na qual um pequeno feito torna-se algo de uma grandeza ou
gravidade, muitas vezes, inimaginável. Um exemplo disto no filme é quando Grupta
Rajan, faxineiro, conta aos funcionários do aeroporto, o feito no qual Viktor
ajuda um dos passageiros que está com problemas, de forma que o torna uma
espécie de herói, tudo isso graças à forma que a história foi contada. Ao
decorrer do filme percebemos os chamados merchandisings, marcas que apóiam o
filme, e que através desta exposição dos seus produtos visam aumentar o
escoamento dos mesmos de suas lojas, algumas dessas marcas tais como: Burger King,
Swatch, Hugo Boss, dentre outros.
Sobretudo o filme nos traz muitos
exemplos das mais diversas formas de comunicação, possibilitando de forma
descontraída o estudo da mesma, pois um código desencadeia uma guerra ou alerta
para a paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário